navegar de diversão
(proposta para ser realizada em espaços que possibilitem o "brincar") 
 

 

A Cia Navega Jangada busca levar à criança um universo que vem se perdendo aos poucos: o do brincar, transformar, imaginar, descobrir possibilidades.

A música sendo uma das fontes de pesquisa da Cia, a utilizamos também como jogo, brincadeira. Assim como a linguagem não-verbal, através de mímica, dança e ritmos.

Atividades motoras são trabalhadas, visando à coordenação, a criatividade, a coletividade da criança. Integramos jogos e antigas brincadeiras, além de pequenas histórias contadas com a participação das crianças e de seus pais.

 A relação pai (responsável) e criança para a Cia é de extrema importância, por isso tentamos integrá-los ao máximo. Educar e divertir são verbos que caminham juntos em nossa concepção como arte-educadores.

 

Propostas para o espaço a ser realizado à ação:

 

  • “Acolhimento” do público que chega ao local (apresentação de regras existentes e possibilidades do brincar)

 

  • Brincadeiras lúdicas que contem com a participação dos pais/ responsáveis (mímica, descobrir desenhos na lousa, cordão de mãos para passagem de bambolê, elefantinho colorido, caixinha de tarefas (uma música é cantada e o momento em que parar a pessoa tira um papelzinho de dentro da caixa com uma tarefa para ser cumprida), entre muitas outras brincadeiras.

 

  • Pequenas histórias: São contações com cerca de 5 minutos. Uma história é apresentada ao público a partir da linguagem da Cia com utilização de alguns elementos que fazem parte de nossa “mala de histórias”, como bonecos, objetos, tecidos e música ao vivo.

 

  • Rodas musicais: Seguindo a linguagem da Cia, propomos um segundo momento que chamamos “ aconchego”, afim de reunir todos para uma divertida brincadeira musical resgatando tradicionais cantigas.