Este espetáculo tem como pesquisa diversas técnicas de sonorização e manipulação de bonecos.

      O bunraku, ou teatro de bonecos japonês, é uma herança da cultura popular e serve para contar as histórias do Japão antigo. Com movimentos quase humanos e vestidos com quimonos, os bonecos se transformam em verdadeiros atores no palco. Os bonecos geralmente têm de 3 a 4 e meio pés de altura e seu peso pode chegar de 6 até 20 quilos. Eles dão a impressão de que têm vida própria porque cada boneco é manipulado por três homens (titereiros), em sincronia perfeita. Inclusive para manipular os bonecos são necessários cerca de 10 anos de aprendizado em cada estágio.

Com base nesta técnica, usamos um boneco que será manipulado diretamente, porém por um ator apenas. Outra técnica é a da manipulação com vara, utilizado para os bonecos de animais.

  Instrumentos e diferentes materiais foram pesquisados para poder se produzir diferentes sons chegando ao resultado esperado: desde instrumentais brasileiros, desenhos  e filmes antigos internacionais, objetos que compõem nosso dia-a-dia, entre outros. Nossa proposta é trazer um espetáculo sem nenhuma fala, e com essas sonorizações e músicas executadas a vista do público para que eles compartilhem e “descubram” estes segredos junto ao espetáculo e a Cia.

      Esta encenação pode ser considerada simples, porém com diferenciações a outros espetáculos tradicionais de bonecos (também de excelente qualidade). Bonecos por entre a platéia fazem com que a mesma não seja o tempo todo separada por uma bancada, mas seja integrada á ação do momento.

 

balonário (o balão do imaginário)
Proposta de encenação